domingo, 26 de junho de 2011

Erros na Azenha apequenam o gigante Tricolor.

Está na hora do Renato sair. É ídolo e parte da torcida ainda defende sua permanência. Antes de manchar sua imagem no Grêmio, deve sair. Com elegância, com a cabeça em pé.
O jogo de hoje, Grêmio x Botafogo, escancarou defeitos do Renato. Erros e defeitos não só dele, mas da direção do Grêmio. Tem muita coisa errada.
1) O time do Grêmio é fisicamente inapto para a prática esportiva. Lins e Lúcio parecem que podem voar com o soprar do vento. O número de lesionados é superior a média de qualquer time com departamento médico ruim. Ou seja, estamos abaixo dos ruins. E não reclamem do calendário. O Grêmio caiu precocemente na Libertadores e o Brasileirão começou agora.
2) A direção não se impõe no vestiário, deixa o Renato assumir a posição de dono do campinho que é ruim, pois ele é funcionário do clube.
3) A direção é política e incompetente, não consegue contratar, não tem noção de mercado, e dispersa sua atenção com assuntos alheios ao futebol, como Arena e site. Já foram dois desfiles de moda este ano. O papo de site e de ônibus já deixou um trauma e uma lembrança desagradável pra torcida tricolor.
4) Jogador é funcionário e tem que ter perspectivas de crescimento profissional. Saimon entrou no time e ajeitou a zaga na bola aérea. Contra o Botafogo foi extirpado, inexplicavelmente, cedendo espaço a Rafael Marques. Como um jogador age sabendo que não importa o que jogue nunca irá ganhar sua vaga?
5) Não há leitura correta do todo, observando quem é quem no time. Mário Fernandes vinha substituindo Gabriel na lateral de forma eficiente e melhor do que o "dono" da posição. A volta de Gabriel colocou Mário na zaga, onde ele rende menos, por mais que seja sua posição preferida. Rafa Marques não jogou mal, mas Mário é lateral, Saimon é titular e Gabriel é banco, até que prove o contrário.
6) Não há aptidão ofensiva dos titulares atuais. Não há treinamento e nem evolução quanto a ambição ofensiva. Os jogadores que estão no banco são jovens e não tem oportunidades. Os velhos e experientes do ataque não são tão velhos e experientes assim e não têm dado nenhum resultado positivo.
7) Não houve ambição na contratação de reforços e se concentrou muito em poucos jogadores, sem alternativas ou planos B, C ou D.
8) Odone e AVM não admitem o problema do clube, não há sinal de alerta. Tudo está bom e vai se corrigir como mágica para eles.

Nunca vi direção sair de clube no RS. Se direção e comissão técnica está mal... parte do problema pode ser resolvido: troca a comissão enquanto não é tarde. Renato pode dar a volta por cima? Sim, não é proibido e eu adoraria ver isso. Sou fã do Renato. Mas Brasileirão não é brincadeira e uma patinada pode ser horrível.
Entretanto Renato não vai sair. Ele recebe muito bem e no ano passado não fazia menção de renovar. A multa deve ser alta. Ele sabia que Odone não gosta dele e não queria ficar. Deve ter colocado uma multa para se proteger no contrato, oposto de Jonas que colocou multa baixa para ficar. Se Renato sair o Grêmio vai perder muito dinheiro.

Nenhum comentário: