quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vergonha na Copa

Que teria, e que vai ter, muito dinheiro desviado até ao final da Copa 2014, ninguém duvida, nem mesmo a Velhinha de Taubaté. Isso é vergonhoso? É. Simples assim. E o pior: o mundo todo sabe disso e já espera.
Entretanto, o Brasil poderia fazer a melhor Copa da história. "Roubaram? Sim, mas a Copa foi maravilhosa." Poderíamos dizer após a Copa.
Mas desgraça pouca é bobagem. Se algo é ruim, sempre tende a piorar. Além de nosso dinheiro rechear as contas de um monte de ladrões eleitos pelo povo, ainda vamos amargar o rótulo de pior Copa da história.
Quando a gente vai a algum lugar novo a gente sempre observa: belezas, estrutura e material humano.
O Brasil é lindo, e isso já está pronto.
A estrutura vai custar 5x o que poderia se ninguém roubasse, mas vai estar lá.
Mas o material humano é lamentável.
Aqui o motorista passa sobre a faixa de pedestre. Ontem um carro da EPTC quase me atropelou sobre a faixa. O orgão que deveria fazer valer a lei não respeita a lei.
Esses dias reclamei via Twitter do barulho de celulares nos ônibus para a EPTC, e disse que em São Paulo a fiscalização apertou tentando evitar a poluição sonora. A EPTC, via Twitter, me disse: te muda pra lá então. Ótimo. Porque a EPTC vai se abater por uma crítica e uma sugestão? Quem não gosta que se mude. É mais fácil, assim eles não precisam trabalhar.
Por falar em poluição sonora, alguns imbecis acham que o mundo quer ouvir a música horrorosa que eles ouvem. Sentem-se orgulhosos de serem medíocres, bagaceiros e por não terem respeito pelas pessoas que estão ao seu redor. Muitas vezes entram nos coletivos sem pagar passagem e acham que possuem o mesmo direito que os usuários que pagam. Além do mais: os horários divulgados são meramente um protocolo (nunca são seguidos), a limpeza dos coletivos é lamentável, a educação de parte dos funcionários é assutadoramente horrorosa.
Na minha rua duas cadeirantes disputam com os carros um lugar no meio da rua, pois os veículos estacionados sobre as calçadas impedem o trânsito de pedestres e da cadeira de rodas.
É comum ver gente urinando nas ruas de Porto Alegre, cuspindo nas calçadas, gritando, assando churrasquinho. Ao andar no sábado de manhã pela Borges você pisa em vômito, urina e, às vezes, fezes humanas.
Cachorros e gatos andam pelas ruas. São abandonados por uma população que não respeita seus animais, que não se responsabilizam. Se existe uma política pública de castração e acompanhamento destes animais, que sofrem a míngua, eu ainda não vi resultados. "A grandeza de um povo se mede pela forma como tratam seus animais" (Ghandi).
A poluição visual é absurda com cartazes, letreiros, banners, etc.
Você passa horas no telefone falando com uma máquina para resolver qualquer problema básico. E se você for ao Procon reclamar, vai passar horas na fila. E não há Procon o Procon.
Aqui o consumidor nunca tem razão.

O material humano brasileiro é horroroso porque a educação é lamentável. Ao contrário do que muitos dizem, o brasileiro não é o melhor do Brasil.
Inclusive, a corrupção é a atitude que vemos no dia a dia, mas levado para a esfera política. Nem todo o político é ladrão ou incompetente, porque nem todos são mal educados.

Porto Alegre não está pronta para a Copa. O Brasil não está. Não há atrasos de meses nas obras. Há um atraso de uns 25 anos, que é o tempo que falta para educar a população. É o tempo necessário para educar a geração de jovens que está vindo aí, para que eles façam bonito perante o mundo.

Nenhum comentário: